Cuidados com a aparência para impressionar seu cliente

Matéria que eu escrevi para a UNIVERSEG, da Bradesco Seguros e Previdência.

A máxima “a primeira impressão é a que fica” tem muita importância para quem trabalha com vendas. Com corretores de seguros não é diferente. “Os clientes podem avaliar a capacidade do profissional com base na sua aparência”, comenta a consultora de imagem e personal stylist, Cintia Castaldi. Segundo ela, a primeira impressão é formada em 55% pelas roupas, cabelo, maquiagem e acessórios em geral. Por isso, é fundamental acertar na produção. Mas fique alerta para não exagerar. “O bom senso é a coisa mais importante. Você não pode parecer invisível no seu ambiente de trabalho, mas também não pode ser visto de longe”, afirma Castaldi.

Vamos às recomendações da consultora de imagem:

Para os homens :

. Cuidado com sapatos que não são pretos. Combiná-los com outras peças é bem difícil. Opte por cintos lisos e com fivela discreta.

. As meias devem ser escuras e no mesmo tom da calça. Nunca use as brancas. Cuidado com as meias mais curtas. Não é elegante aparecer parte das pernas ao se sentar.

. Evite ternos marrons. Opte por preto, azul marinho ou cinza escuro, que são mais sóbrios. No verão, use cores claras como cinza e bege (meio café com leite). Evite todas as outras cores, que são perigosas, assim como o sapato caramelo.

. Atenção com o punho. O ideal é que a manga da camisa bata no ossinho do pulso, enquanto a do paletó deve terminar no meio da mão (com o braço estendido).

. Recomenda-se abotoar apenas os dois primeiros botões do terno. No caso da peça ter dois botões feche apenas o de cima.

. Atenção ao combinar camisas com gravatas. Procure evitar camisas escuras de tons fortes (preta, laranja) e prefira as cores mais claras. Sempre escolha gravatas de muita qualidade, lisas e de tons escuros, que caem bem com camisas claras. Vale destacar que a gravata deve estar na altura da fivela do cinto, nem mais, nem menos.

. Os cabelos masculinos perdem o corte rapidamente, por isso precisam de atenção constante.

Para as mulheres :

. Use maquiagem. Cara lavada deixa a impressão de que você acabou de sair da cama, se vestiu e foi trabalhar.

. Cuidado para não cometer excessos com bijuterias.

. Evite cores berrantes como pink e verde limão.

. Invista em peças básicas que possam ser combinadas com outras que você possua.

. A roupa não pode ser tão simples que pareça monótona ou triste, mas também não pode ser tão sofisticada que intimide seus clientes, criando uma barreira entre você e eles.

. Não vista roupas sensuais: justas, curtas, transparentes ou decotadas. Deixa a impressão de vulgaridade e de pouca importância com o intelecto.

. Cuidado com o excesso de brilho, tanto nas roupas como nas bijuterias.

. Bolsa: cuidado com o tamanho. Quanto maior o acessório, mais coisas as mulheres colocam dentro deles. Bolsa cheia é sinônimo de desorganização.

. Evite unhas muito compridas. Não deixe os esmaltes descascarem. Uma boa dica é manter na bolsa um vidrinho de esmalte da cor que você usa. Assim poderá dar pequenos retoques de emergência.

. Cabelos bem lavados. Não dá para fazer uma escova pensando que ela vai durar uma semana.

. Cuidado com a lingerie. Não pode marcar a roupa, nem aparecer.

Confira as dicas para uma boa aparência:

– As roupas devem estar lavadas, passadas e em ótima condição de uso, ou seja, sem desgastes aparentes, puídos, falta de botões, etc.

– Cabelos sempre bem lavados, cortados e escovados.

– Deixe as mãos em ordem. As unhas devem estar sempre limpas, cortadas, lixadas e sem cutículas arrepiadas. Unhas roídas, nem pensar!

– Use sapatos limpos e em ótima condição de uso.

– A capa da agenda profissional deve ser sóbria.

– A caneta não precisa ser do modelo mais caro, mas deve ser boa qualidade. Recorra a lojas especializadas e jamais use uma caneta de brinde.

– Use relógio e óculos de sol de excelente qualidade, assim como a sua maleta (melhor se for de couro).

– Perfume é ótimo, desde que seja de qualidade e em pouca quantidade.

– Cuidados com a pele e com os dentes também são muitos importantes. Visite seu dentista pelo menos uma vez por ano e consulte sempre um dermatologista.

Boas vendas e deixe uma boa impressão!

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