Repertório. Você tem?

repertorio

Esses tempos ajudando uma cliente a arrumar suas malas para uma viagem de férias pela Europa conversávamos sobre os lugares aonde ela iria. Eu ainda não conheço a região, mas isso não impede que eu tenha conhecimento a respeito, e também se não tivesse, aprenderia com ela naquele momento. O que quero dizer é que, cada vez que encontramos pessoas ou nos reunimos com amigos variados assuntos vem à tona, que variam desde as novidades na vida de cada um, como férias, trabalho, ou até mesmo situações corriqueiras que vivenciamos por aí, acontece igual com todo mundo, certo? Porém o que percebo muitas vezes é que existem pessoas que se aborrecem e acabam se irritando com certos assuntos por falta de repertório, isso mesmo, o dito conteúdo! Algumas pessoas simplesmente não tem conteúdo. Falam somente da sua própria vida porque fora isso não tem mais o que falar, só que isso se torna repetitivo e cansativo.

O nosso conteúdo faz parte de tudo que vivenciamos, e hoje com esse excesso de informação é difícil acreditar que uma pessoa esteja alheia ao que acontece pelo mundo afora. Mesmo assim, em algumas pessoas percebemos claramente que falta interesse – como falar sobre viagens, se ela não viaja nunca. Conviver em grupo é isso, nem sempre vão falar só daquele assunto que nós gostamos. Claro que não podemos excluir da conversa alguém que está junto do grupo, porem é legal quando todos podem participar, inclusive aprendemos com isso. Muitas vezes aprendemos também com amigos em mesas de bar, e culturalmente falando, por exemplo, tenho amigas muito inteligentes e que viajam muito e sempre é um prazer encontra-las porque também acaba sendo um aprendizado. Então você que não tem muito repertório, talvez também não viaje muito, tente tirar proveito dos mais variados assuntos, aprender, interagir. Tanto na nossa vida social e principalmente no corporativo, quanto melhor a nossa conversa e o nosso repertório mais as pessoas querem nos ter por perto. Isso conta pontos a nosso favor. Ninguém tem muita paciência com gente chata ou sem conteúdo. Indo mais longe: Quem trabalha com atendimento ao cliente precisa sim ter repertório. Quanto mais alto nível de atendimento você trabalha, melhor tem que ser seu repertório. É isso que percebemos atualmente nos atendimentos, por exemplo – principalmente no mercado de luxo que está em alta? Não. De jeito nenhum. O tal do repertório nunca deixou tanto a desejar.

Ler ainda é a melhor maneira de se descobrir sobre o mundo e todos os outros assuntos. Bons livros, entrevistas e documentários não fazem mal a ninguém. Fica a dica!

O que é repertório? Segundo o dicionário: “disposição de assuntos em ordem que facilita encontrá-los. Conjunto de conhecimentos”

Só que quem não tem assuntos, não os encontra, não é mesmo?

Imagem fonte: internet

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